sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Polvo a Lagareiro

É certo que nos dias de hoje,devido ao stress do dia a dia,não temos muito tempo e nem "paxorra" para nos metermos na cozinha,para elaborar grandes pratos.Por isso temos que tirar partido das modernidades dos nossos dias,e assim facilitar o nosso trabalho na cozinha e ter refeições bem tradicionais e variadas.Esta é uma delas,em 20 a 30 minutos tem uma refeição pronta.
Não acredita?? Então veja como fazer...





Um dia que tenha mais tempo,coza o polvo.
Corte as partes mais grossas dos tentáculos em filetes (pode ver na receita de Arroz e Filetes de polvo - dia 6 Abril 2007)).
Nesse mesmo dia,aproveite as pontas e a cabeça em pedaços pequenos e faça um Arroz Malandrinho de Polvo (dia 28 Junho 2007).
Assim que os filetes que cortou estiverem totalmente frios,ponha-os numa caixinha e guarde-os no congelador.
Quando for para os utilizar,é só tira-los do congelador e deixar descongelar na parte do frigorifico.Isto de um dia para o outro.

Vamos lá fazer o Polvo á Lagareiro :

INGREDIENTES :

* Filetes de Polvo cozido
* Batatas Pequeninas
* Alho Picado a Gosto
* Sal Grosso q.b.
* Azeite Quente q.b.- do bom
* Salsa Picada

Acenda o seu grelhador,a carvão ou a gás.
Pegue em batatinhas pequenas,lave-as muito bem (não retire a casca!!!!).Num pirex ,que possa ir ao micro-ondas;ponha uma boa camada de sal grosso.Ponha as batatas por cima e polvilhe com bastante sal grosso.Leve ao micro-ondas por 16 minutos em potência máxima.Depois ,"sacuda" o excesso de sal,e dê um murro ou aperte-as entre as mãos.
Ponha o polvo no grelhador e deixe-os assar um pouco.
Na travessa em que vai servir,coloque o polvo e as batatas á volta.
Por cima ,polvilhe o alho picado e regue com um bom azeite quente.
Polvilhe com salsa picada.

Et voilá!!!!!

Bom Apetite...

17 comentários:

Beatriz Belliard disse...

esta com otima aparencia, de abrir o apetite ! bj

Marizé disse...

Eu simplesmente adoro polvo á lagareiro. Que óptimo aspecto. Bom fim de semana

Migas disse...

Eu adooorooo Polvo à Lagareiro. Gosto de tudo: do alho, das batatinhas a murro, do polvo, do azeite...ai ai.
E engraçado, antes de ter forno também experimentei fazer batatas a murro no micro-ondas e descobri nessa altura que resultam bem! :o)

Natércia Ramalho disse...

Esse polvo me fez crescer água na boca,vou esperar que o meu filho pesque uns polvitos para fazer a sua receitinha.um bjs Natércia...

Agdah disse...

eu adoro polvo mas nunca experimentei fazer. Fiquei com vontade. Nunca tinha ouvido a palavra "paxorra", mas adorei.

Barriguita disse...

vou experimentar! normalmente, receitas dadas por ti saem sempre bem!

Marcia disse...

Kini, de que bela dúvida vc me tirou. Comprei um polvo e não sabia se poderia congelar depois de cozinhar, isto vai facilitar muito as coisas. Gracias!

anna disse...

É o polvo à lagareiro do século XXI...
Adorei as dicas todas!

Cláudia A. disse...

Eu também adoro polvo. Este realmente é bem prático de fazer. Beijo.

Anónimo disse...

A "paxorra", é uma express~~ao muito usada aquilo pelo Norte.

Não há paxorra...

diogo disse...

não sei poquê mas polvo é dos meus pratos favoritos. É pena é aqui a maria não gostar . Mas um dia destes faço só para mim . adorei

Sarita disse...

Eu adoro polvo,de qualquer maneira ainda hoje ao almoço comi arroz de polvo mas voltava a comer polvo ao jantar,adoro polvo...
Bjitos.

Valentina disse...

kini, que saboroso! nunca preparei polvo mas so esta lista de receitas aqui deixa qualquer um motivado.

Anónimo disse...

Boa Noite
Venho convidá-la a visitar o meu blog http://flosinha.blogs.sapo.pt/, porque tenho lá um docinho para si (nomeação para a Corrente da Amizade), espero que aceite.
Bom Domingo
Flosinha

Anónimo disse...

foi o meu almoço hoje =)

Elvira disse...

Gostei muito dessa versão rápida! :-)

SANDRA disse...

Tem um aspecto maravilhoso. Eu adoro polvo. Visite o meu blog.
beijos

Bolo de Banana e Noz

Olá,"minha gente"!!!!! Estive ausente,mas foi necessário...a minha cabeça precisava de um afastamento do computador...hihihi...est...