sexta-feira, 21 de março de 2008

Fios de Ovos

Aqui está a receita de como fazer Fios de Ovos.
Embora já encontrem á venda nos supermercados, nos hipers e até mesmo nas pastelarias,eu prefiro fazer em casa.
Ao início,pode parecer complicado,mas depois de fazer a 1ª vez,torna-se fácil.
A receita que aqui coloco,rendeu ± 200 gr de fios de ovos,esse montão ,que está no prato.
Espero que gostem!!!






INGREDIENTES :

  • 1 Ovo Inteiro
  • 10 Gemas
  • 1 kg de Açúcar
  • 0,5 l de Água ( 500 ml)

Coloque as gemas e o ovo inteiro ,num passador de rede ou peneira e com a ajuda de um garfo,mexendo (só uma vez por outra) ao leve;muito suavemente deixe escorrer,para uma taça.Deste modo,não vai a película dos ovos que é o que dá mau sabor .
Entretanto ,coloque a água e o açúcar ,num tacho largo e leve ao lume.Deixe ferver por 8 minutos.Retire as impurezas que aparecem em cima,com uma escumadeira.

Verta o preparado dos ovos numa caneca ou funil próprios para fazer os fios de ovos.
Ao lado do tacho,coloque uma taça com um pouco de água, gelo e um outro passador de rede.Quando a calda estiver pronta,adicione um pouco (1 ou 2 conchas da sopa)da calda na água.Não deve ficar muito doce,mas como vai molhar aí os fios prontos,é para eles não perderem o sabor docinho.



<
Passados os 8 minutos da calda e mantendo o açúcar a ferver no centro (coloque o lume no mínimo),deixe cair fios,movendo sempre o funil em círculos.








Não coloque muitos ,faça pouco de cada vez,pelo menos até ter prática.









Deixe ferver ± uns 30 a 40 segundos,dê uma mexidinha com um garfo e com a ajuda de uma escumadeira retire-os,escorra e coloque-os no passador de rede,mergulhe-os por alguns segundos na água,mexendo com o garfo ,para que se soltem.






Retire e deixe-os escorrer noutro passador de rede.
Vá repetindo esta operação,até terminar o preparado de ovos.
Entre cada operação que fizer,vá borrifando a calda com água e uma vez por outra,adicione mais um pouco de água,porque a calda vai ficando grossa e não convém.




Et voilá!!!!






Depois coloque-os numa taça e guarde-os no frigorífico.Duram bastante tempo,não sei quanto,porque aqui em casa,não ficam "a dar sopa" por muito...rss!!!!

A calda que sobrar,se quiser guardá-la,passe-a por um passador,ferva-a e guarde para fazer mais fios de ovos,porque segundo dizem,os fios preparados nas caldas "cansadas" são os melhores.
Eu não guardo,porque só faço fios de ovos,quando preciso em alturas de festas!!!
A 1ª vez pode ser complicado,mas logo-logo,torna-se fácil.Demorei uns 40 minutos,que foi o tempo de cozer o pão-de- que eu tinha no forno...rsss!!!

A distância entre o funil e a calda depende do fio de ovos que quiser.Se quiser fios fininhos,afaste bem e se os quiser grossos,coloque-os perto.

14 comentários:

Leila disse...

amei o teu passo a passo para os fios de ovos. Eu já fiz algumas vezes somente para decorar bolos ou sobremesas mas como nao tinha o funil fazia um furinho num saquinho de cngelar comida. Dava o maior trabalho.
agora que sei qual é a caneca, vou ver se consigo comprar via internet pois com certeza aqui em Londres nao irei encontrar. beijinhos

anna disse...

Falta-me mesmo o copo próprio, porque explicaste tudo tão bem que até me apetece ir a correr fazer...
Beijocas.

Laurinha disse...

ADORO fio de ovos, já fiz uma vez, realmente dá um pouco de trabalho, mas fica ótimo! Adorei rever!
Beijinhos,

laila radice disse...

ii nao sei se tenho coragem!!!

se bem q com esse passo a passo nao ha como erraR!!


BJS

Isabel de Miranda disse...

Adorei a receita,já vi esses são para o ninho de Páscoa.Uma Páscoa muito feliz...beijinhos doces

risonha disse...

ficaram lindos... acredito que pareça complicado, mas é como tudo: com a prática torna-se simples não é?
beijos

Cláudia disse...

Uma cozinheira completa tu és. Não me aventuro a fazer fios de ovos, parece fácil, mas uma vez já vi dar tudo errado. Muito legal este bule cheio de bicos, é essencial!

Agora, as frutas do novo visual estão de dar água na boca!

Feliz Páscoa!

bjs

kini disse...

Meninas,parece complicado mas é fácil!!!!
Quem não tiver ou não encontrar o funil ou a caneca,utilize um truque.
Peguem numa lata de salsichas,vazia é claro,lavem-na bem e de lado faço 5 buraquinhos,espaçados uns dos outros.Voilá ,já têm uma caneca de fazer os fios de ovos...rss!!!!Dá para o desenrrasque!!!!
Boa Páscoa.
Bjs

Maria Vitamina disse...

Nunca tive coragem de os fazer porque me pareciam muito complicados, mas estes estão tão bem explicados que até parece fácil. Bjs

A Paixão da Isa disse...

ola adorei o seu passo a passo eu faço muito mas é ovos moles mas agora vou tentar fazer os fios obrigado pela a dica bjs isa

Celina disse...

Pode-se usar tubos de mostarda no lugar da caneca.

Maguinha disse...

Andava eu á procura de uma receita decomo fazer fios de ovos, e encontrei este magnifico passo a passo obrigado pela explicacao vou tentar fazer a ver como me vou sair...

Maguinha

Amorentrereceitas.blogspot.com

Isabel Salvador disse...

Já os fiz, ficaram lindos obrigada amiga...bjokitas

Anónimo disse...

Tem optimo aspecto. Quem nao tem funil,pode improvisar com uma lata lata de qualquer conserva desde q bem lavadinha, fazendo uns furos com um prego...e tera um funil!!

Bolo de Banana e Noz

Olá,"minha gente"!!!!! Estive ausente,mas foi necessário...a minha cabeça precisava de um afastamento do computador...hihihi...est...