quarta-feira, 11 de março de 2009

Bolo de Aniversário

Como o negócio andou fraco,aproveitei para tirar uns dias e fui até ao Norte.Meu filhote vai entrar para a Escola Primária e andamos a ver escolas.
Mas aqui vai uma receita de um bolo que eu fiz para o aniversário da minha mãe no passado dia 18 de Fevereiro.
A receita do pão-de-ló tirei daqui e aconselho,pois fica bem fofinho e gostoso. Para o recheio e cobertura fiz um creme de Leite Condensado.




INGREDIENTES

PÃO-DE-LÓ

  • 4 Ovos
  • 2 Chávenas de Chá de Açúcar
  • 1 Chávena de Chá de Água Fervente
  • 2 Chávenas de Chá de Farinha de Trigo
  • 1 Colher ( sopa) Fermento em Pó
  • Margarina(ou Manteiga) e Farinha q.b.

RECHEIO E COBERTURA

  • 1 Lata de Leite Condensado
  • 2 medidas da lata em Leite (+- 500 ml)
  • 1 colher (sopa-bem cheia) Maizena
  • 1 casquinha de Limão
  • Coco ralado q.b.-Facultativo

Bata as claras em castelo e reserve.Bata as gemas com a água até fazer bastante espuma.Adicione o açúcar,bata um pouco e junte a farinha peneirada com o fermento.Bata tudo.Por fim adicione as claras em castelo,envolvendo-as com cuidado.

Verta este preparado para uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha.Leve ao forno médio +-30 minutos.Não deixe assar demais.

Retire do forno e deixe arrefecer.Entretanto prepare o creme:

Leve ao lume brando um tachinho com o leite condensado;o leite (usei leite gordo);a casca de limão e a Maizena desfeita em um pouco de leite.Deixe engrossar,mexendo sempre.retire do calor e deixe arrefecer,mexendo ocasionalmente.Se gostar também pode juntar um pau de canela.

Corte o bolo ao meio,recheie com um pouco de creme e monte o bolo e cubra-o com o restante creme Enfeite a seu gosto; eu polvilhe-o com coco ralado.



Se quiser humedeça o bolo com um pouco da mistura do leite com o leite condensado (sem a maizena)antes de levá-los ao lume.Eu não acho necessário!!!!!

14 comentários:

Márcia Regina disse...

Oi Kini, já estava com saudades. Sua mesa de entrada está maravilhosa, enche os olhos da gente, enche a boca d'água e a imaginação também....esta receita de pão-de-ló é bem prática, mas o que eu gostei mesmo foi do creme. Um abraço e fica com Deus....

Liliana disse...

que bom aspecto :)
bjs

risonha disse...

o bolo deve ficar fantástico.
já tomei nota da receita.

Almudena disse...

Mmmmm que bom...com coco...
Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu achava que tu eras do norte :)
Este pão de ló tem um aspecto delicioso e a cobertura deve ficar uma maravilha :)

Unknown disse...

Esse bolinho ficou lindo...e de certeza que uma delícia. Beijinhos

Rico disse...

ta muito giro mesmo adorei, brigada por partilhares. jinhos xxx

Isabel Salvador disse...

ficou muito bem minha querida kini,jinhos á tua mãe kida,e para ti também clarooo

Catarina Santos disse...

Este parece mesmo ser um daqueles bolos em que não apetece parar de comer, pelo menos tem aspecto de ser delicioso! Não tarda também a minha mãe faz anos e tenho de começar já a ter ideias :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Unknown disse...

Bom fim de semana repleto de coisas boas. jinhos

Anónimo disse...

A chavena leva qunto, pois tenho dificuldade porque tenho vahvenas com tamanhos diferentes.
Obrigado.

Mariza Frezza disse...

Sensacional. Este bolo deve ser muito saboroso mesmo. Teu blog é muito lindo e adorei passear por aqui.

Vera disse...

olá
tantas receitinhas boas!!
Obrigado por as colocar à nossa disposição!
beijo e passe por meu blog quando tiver um tempinho =)

www.verajorgedesign.blogspot.com

Unknown disse...

Hum....hummmmm....hummmmmmmmmmmmmmm, Deus do céu, este bolo está irresistível. Este recheio, é tudo de bom.

Bolo de Banana e Noz

Olá,"minha gente"!!!!! Estive ausente,mas foi necessário...a minha cabeça precisava de um afastamento do computador...hihihi...est...