quarta-feira, 13 de junho de 2007

Bacalhau com Natas

Aqui em casa ,todos adoram o bacalhau com natas.
Há quem coza o bacalhau em água e faça o molho bechamel á parte,mas como eu gosto de receitas práticas,cozo o bacalhau em leite e faço o molho diretamente com o bacalhau.Vamos lá ver,como faço...rssss.




INGREDIENTES :
( 4 pessoas )

* 3 Postas de Bacalhau Grandes
* 2 Colheres (sopa) de Farinha
* 1 1/2 L de Leite
* 2 Pacotes de Natas
* 2 Cebolas Grandes
* 1 Fio de Azeite
* Queijo Ralado q.b.
* Batatas q.b.


Comece por cozer o bacalhau no leite.
Descasque as batatas e corte-as em cubos nem muito grandes nem muito pequenos.Frite-as.
Depois de cozido,retire o bacalhau do leite (reserve-o),desfaça-o em lascas e retire as espinhas e a pele.
Num tacho largo,ponha o azeite e as cebolas cortadas ás rodelas e leve ao lume para estalar um pouco a cebola.Junte o bacalhau em lascas e mexa.Polvilhe com a farinha ,mexendo sempre e adicione o leite da cozedura - o suficiente para cobrir o bacalhau -mexa e deixe engrossar mas não muito.
Adicione este preparado á batata frita e misture. Junte 1 dos pacotes de natas e envolva tudo muito bem e um pouco de queijo ralado.
Verta para um pirex (onde vai servir) untado com manteiga e por cima deite o outro pacote de natas,mexendo com um garfo para que as natas se "infiltrem"...rsss...no preparado e espalhe por cima bastante queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar mas não muito,para não ficar seco.
Sirva com salada.




Bom Apetite !!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Ummm, gosto muito de bacalhau com Natas... é engraçado porque a minha mãe também costumava cozer o bacalhau no leite.
Bjinhos ;)

Barriguita disse...

esta receita figura no meu livro de receitas com o título "bacalhau com natas da Cristina". À conta desta receita, que tão bem me ensinaste, este prato acaba por ser daqueles que os amigos me pedem para fazer quando vem cá jantar. Acho que nunca provei o teu, mas de certeza que fica bem melhor que o meu!!!
Ah, e por falar disso, lembrei-me que podes ir pensando noutro prato para me ensinar... é que convém variar um bocadinho, não achas??

Beijocas para todos!

Helia Roberto disse...

adoro bacalhau com natas,cá em casa tb todos gostam e vou experimentar atua receita porque acho que dá menos trabalho que a minha. bjinhos
helia

Flor de Sal disse...

Olá Kini! Acho esta receita bem mais fácil de fazer do que a minha, ke dá imenso trabalho a fazer. Já "copiei" a receita para o meu bloco de notas virtual! ...e vou já fazer a receita no sábada porque vou ter convidados!

Cláudia A. disse...

Kini, isso é uma maravilha e ficou muito prático de fazer.

Cláudia disse...

Oi, Kini, adorei o sua receita, realmente não é tão complicada, apenas algumas perguntas, o bacalhau é fresco ou é salgado. Porque a aqui no Brasil, tem os dois, mas o seco e salgado é mais apreciado. Sendo assim, antes de cozer no leite temos que dessalgá-lo?
bjs

Cláudia B.

Anónimo disse...

Irina
O bacalhau cozido no leite,fica mais macio .É como os filetes de pescada,quando os tempera com o sal,alho e sumo de limão,adicione leite e vai ver que ficam muito macios e saborosos.

Priminha Barriguita
E que tal um arroz de Pato?????
Em breve vou posta-lo aqui.Mas já viste o bacalhau gratinado??
Bjs para todos em especial ao Pedrinho.

Hélia;Flor de Sal e Cláudia
A preparação deste bacalhau é fácil,e foi isso que me chamou a atenção,nada de fazer molhos á parte...rsss.Quanto mais prático ,melhor!!!!!

Cláudia
O bacalhau é do salgado,mesmo.
antes de cozer tem que o dessalgar.
Bjs para o Brasil

Obrigado a todos e bjs
Kini

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaninha disse...

Que engraçado kini, esta receita é igualzinha à que faço há anos e foi tirada do livro das receitas do Pingo Doce. A diferença é que fiz pequenas alterações acrescentando bastante alho picado, noz moscada e pimenta moída nahora. Além disso corto as batatas em cubinhos muito pequenos e tempero-as com sal antes de as adicionar ao preparado de bacalhau. É delicioso, cá em casa pedem muito! :-)

Anónimo disse...

Joaninha

Eu já não me lembro quem me deu a receita pois já a faço á muitos anos,mas é provável que seja do livro do Pingo Doce.
Eu ás vezes junto miolo de camarão.
Seja de que maneira for,esta receita é muito gostosa e prática,né??

Elvira disse...

Ui, tão bom! Adoro!

Gostei desta versão, bem mais simples que a minha e que parece no entanto igualmente boa. :-)

Unknown disse...

Um dos melhores pratos do mundo e este é a prova.
Delicioso.

Paula19 disse...

Tal e qual como eu faço.Aprendi num restaurante onde trabalhei.

Tb nunca fiz o bechamel à parte.É bem mais rápido fazer assim.

Anónimo disse...

Adoro!

Anónimo disse...

Esta forma de fazer o Béchamel parece óptima e realmente facilita e melhor que suja menos louça rss, da próxima vou experimentar.
O bacalhau de natas é uma das minhas especialidade, embora não me considere grande cozinheira.
Adorei o teu blog, já está nos favoritos.
Um abraço, Fátima, Açores

Edmária Pontes- COACH INTEGRAL SISTÊMICO disse...

oLÁ Kini,sou brasileira e estive em Portugal no coneço de setembro/2010, e amei a culinária portuguesa, em especial os bacalhaus a braz e a nata, são uma verdadeira delicias, e que bom que peguei a receita.....beijos
Edmária
FORTALEZA-CEARÁ-BRASIL

Anónimo disse...

Kini,
Desde miúda que tinha na cabeça não gostar de bacalhau, até ao dia em que fui convidada para ser apresentada aos 'sogros', e a querida da sogra tinha feito um bacalhau com natas ao qual eu torci o nariz, mas logo me deliciei.

Bom, andava aqui à procura de receitas de bacalhau, para a minha primeira experiência com tal ingrediente. Escolhi esta tua receita e olha... de comer e chorar por mais! Super fácil, delicioso e rápido! (Só cometi o erro de deitar o leite da cozedura fora, mas ainda assim ficou muito bom!) O namorado diz que é ainda melhor que o da mãe! =)

Vou continuar a seguir-te, claro!

Patrícia, Alentejo

Anónimo disse...

0LÁ
tenho de lhe dar os parabéns,pela dedicação a família e o tempo que nos dedica . é de louvar
Foi por acaso que descobri este seu cantinho maravilhoso ,o meu muito obrigada
Fátima bj

Neide B. disse...

melhor receita que ja provei, thanks, flor

Bolo de Banana e Noz

Olá,"minha gente"!!!!! Estive ausente,mas foi necessário...a minha cabeça precisava de um afastamento do computador...hihihi...est...